segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Comunicado da Direcção do Viseu Futsal 2001

O Viseu Futsal 2001 vem manifestar a sua indignação em relação ao sucedido no jogo realizado durante o Sábado passado contra o Boavista.

Na verdade, o conselho de arbitragem da F.P.F. nomeou a equipa de arbitragem constituída por Abílio Costa e Hugo Marques (A.F. Braga) para o jogo em questão.

Para o próximo Domingo está designado o jogo Viseu Futsal 2001 e respectivamente o Sporting de Braga, equipas que até à jornada do passado fim de semana se encontravam classificadas respectivamente em 3.º e 1.º lugar, separados por escassos pontos.

Com efeito a equipa de arbitragem que viajou de Braga até ao Porto exibiu-se de forma medíocre penalizando de forma tremendamente injusta o nosso clube.

Nomeadamente a errada exibição de cartões amarelos contribuiu para a acumulação e respectiva expulsão de dois jogadores da nossa equipa.

Depois de durante as últimas horas termos conferenciado com elementos de outras equipas de futsal todos confirmaram que nunca assistiram a algo semelhante: aos 5 minutos da segunda parte a equipa de arbitragem lembrou-se de penalizar o jogador Careca com uma dupla falta (falta acumulada e falta seguinte com respectiva interrupção do jogo) até aqui nada de novo.

Sucede que Careca viu dois cartões pelas duas faltas cometidas (diga-se ambas inexistentes), o senhor árbitro lembrou-se de exibir por duas vezes consecutivas o cartão amarelo para penalizar a falta acumulada e a falta que originou a interrupção do jogo. Careca para a rua e naturalmente 2-1 para o Boavista nos segundos seguintes.

A dualidade de critérios foi notória, poucas faltas marcadas ao Boavista e várias inexistentes assinaladas ao Viseu Futsal e aos 15 minutos 1-2 para o Boavista e de duas faltas o Viseu Futsal passou para 4 numa decisão provavelmente inédita. Realçar que o primeiro amarelo exibido ao jogador Paulo Ferreira, procede de uma falta inexistente na linha lateral, junto à bancada.

O jogo, que foi filmado, até estava a ser muito bem jogado constituindo uma excelente propaganda para o público que encheu o Pavilhão.

Efectivamente, o Viseu Futsal perdeu contra o Boavista e vê-se privado de dois jogadores no próximo jogo a realizar contra o Sporting de Braga, devido às más decisões cometidas pela citada equipa de arbitragem proveniente precisamente da cidade de Braga.

Estranha-se a nomeação de uma equipa de arbitragem da A.F. Braga para arbitrar um jogo contra o Viseu Futsal na véspera do nosso clube defrontar o Sporting de Braga.

Julgamos que deverão ser atendidos alguns critérios de modo a evitar este tipo de nomeação. Pois se tais critérios de bom senso não forem atendidos será mais fácil utilizar o sorteio puro em vez da nomeação.

Relembramos também o que sucedeu há escassas semanas, num jogo disputado entre O Lamas e o Lameirinhas (da nossa competição), no qual mediante reportagem publicada no Jornal “A Bola” foi tornada pública a violência e as queixas da equipa da casa pelo facto de ter sido nomeada uma equipa de arbitragem da A.F. da Guarda para apitar um jogo em que intervenha uma equipa filiada precisamente na A.F. da Guarda.

O Viseu Futsal deixa uma palavra de reconhecimento aos valorosos jogadores do Boavista e a todo público que encheu o Pavilhão (tanto ao afecto ao Boavista, como em especial ao público que se deslocou para apoiar a nossa equipa).

Foi esse um dos objectivos da criação do Viseu Futsal – criar uma equipa de alta competição que se bata com qualidade com qualquer equipa do país e que contribua para o preenchimento de bancadas de modo a proporcionar excelentes espectáculos nesta modalidade emocionante.

Fazemos um apelo aos viseenses para no próximo Domingo contra o Sporting de Braga repetirem a presença assegurada no jogo contra a Académica de Coimbra (casa cheio e apoio da nossa equipa) com este sonho: com o apoio de todos um dia chegaremos lá, vincando o NOSSO ORGULHO VISEENSE.

Nota: Foi enviado uma exposição ao Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, relatando os factos do jogo atrás mencionado.

Viseu, 7 de Fevereiro de 2011.

(Dr. Paulo de Almeida Lopes)

PRESIDENTE DA DIRECÇÃO

Sem comentários: