sexta-feira, janeiro 19, 2007

Entrevista com o Professor Francisco Baptista


Depois de 4 anos e meio na Académica de Coimbra, um currículo invejável do futsal nacional, reconhecido como um dos melhores treinadores do futsal português e com convites de alguns clubes da 1ª divisão, a primeira pergunta terá que ser... Porquê o Viseu Futsal 2001?
Em primeiro lugar pela persistência dos dirigentes do clube, que há muito tempo me endereçaram pela primeira vez um convite para treinar a vossa equipa, mostrando-me e fazendo-me interessar por um projecto que me parece com capacidade para ir longe. O clube parece-me consistente naquilo que procura e para onde quer ir.
Por outro lado não tendo eu optado por uma carreira como treinador profissional até agora, coloca-se sempre a questão da proximidade em relação á minha residência já que os convites que tinha eram de Lisboa e Norte do País. Existe ainda uma questão que é o facto de que tendo eu saído da Académica de Coimbra não pretendo treinar qualquer outro clube do Distrito.
Trouxe consigo o professor Hugo Espírito Santo. Quais as funções que irá desempenhar nesta nova equipa técnica?
A minha relação com o Hugo já vem de muitos anos, já que foi meu guarda-redes em alguns clubes. Depois dele terminar a licenciatura em educação física convidei-o a pertencer ao enquadramento técnico da Académica de Coimbra, onde durante 5 anos trabalhou alguns excelentes guarda-redes daquele clube, como são exemplos o André Sousa, Nuno Gouveia e João Simões. Ao longo destes anos o Hugo estagiou com alguns dos melhores treinadores de guarda-redes do nosso País (patamar onde ele também se encontra) e em alguns dos mais importantes clubes nacionais. É seguramente uma mais-valia para o Viseu Futsal. Para além disso o Hugo esteve comigo na subida do Condeixa á 3ª divisão nacional como jogador; na Académica de Coimbra na subida á 2ª divisão nacional e no ano seguinte a quase subida á 1ª divisão nacional. Conhece as dificuldades e os caminhos para o sucesso e será importante neste projecto.

Quais foram as primeiras impressões destas duas primeiras semanas de trabalho?
Têm sido duas semanas de intenso trabalho para que entendam os princípios fundamentais do modelo de jogo adoptado. Pretendo que percebam rapidamente como eu quero que a equipa se organize defensiva e ofensivamente e como transitamos entre essas duas fases do jogo. Basicamente é isso que procuramos nestes primeiros tempos, que a equipa perceba como deve jogar, ao mesmo tempo que tem que ir ganhando jogos.
Os objectivos definidos no início da época pela direcção do Viseu Futsal passam pela subida à 2ª divisão nacional, actualmente estão classificados em 5º lugar, a 1 ponto dos segundos e 6 pontos do líder Lamas Futsal. Acredita que o clube tem potencial humano para alcançar os objectivos definidos?
Concerteza que acredito que existe potencial humano para lutar pela subida de divisão. E também acredito que vamos ainda conseguir melhorar. A motivação é grande, o grupo está unido em torno do objectivo e á equipa técnica apenas compete tentar ajudar. Para existir sucesso não basta querermos, é necessário trabalharmos muito, com grande concentração e intensidade porque os jogos são todos assim…
O plantel do Viseu Futsal é constituído por atletas bastante jovens e com excelente margem de progressão, podendo a sua evolução acentuar-se com a vinda do professor para Viseu. Acredita que alguns destes atletas poderão chegar ao topo da modalidade?
É reconhecida a minha coragem de apostar em jovens valores e acreditar que podem progredir. Com muito trabalho alguns dos jovens jogadores do Viseu Futsal podem chegar ao topo, mas têm que pensar que podem chegar ao topo colectivamente, que a equipa é mais importante e que se eles podem chegar ao topo, porque não o Viseu Futsal?
O clube de onde eu venho tem das melhores formações de jogadores do futsal nacional, tendo sido inclusive a melhor do País no ano passado com a conquista do título nacional de juniores. Esse trabalho demorou quase 5 anos a produzir e estão nas camadas jovens da Académica de Coimbra jogadores potenciais de topo. Todo esse trabalho influenciou inclusive o trabalho e os resultados das Selecções Distritais de Coimbra, que hoje disputam todos os títulos nacionais nos Inter-Associações que disputam.
Esse trabalho coordenado pela Profª Paula Rego e que tem como treinadores o Prof. João Filipe e a minha própria pessoa vem demonstrando que mesmo sem muitos recursos e a partir de quase nada é possível ter sucesso. O sucesso que o Viseu Futsal também poderá ter.
O professor sempre teve especial atenção à formação de atletas, sendo prova disso que a sua anterior equipa era constituída, maioritariamente, por atletas formados no clube, onde ainda conquistou um título nacional de juniores. Que projecto pretende implementar no Viseu Futsal ao nível da formação?
É muito cedo para falarmos disso, mas o projecto que poderá ser viabilizado dependerá das condições que Viseu puder criar para o Projecto Viseu Futsal. É impossível formar jogadores sem instalações. Sem um Pavilhão com uma disponibilidade quase total nas horas de ponta para as equipas de formação não é possível trabalhar. Mesmo esse espaço terá que ser um espaço perfeitamente identificado com o Viseu Futsal, onde se construa uma cultura de trabalho; onde os mais novos se identifiquem com os jogadores seniores; para quem os jogadores seniores sejam referências; onde os vejam treinar e jogar. Um espaço onde os diferentes treinadores das equipas do Viseu Futsal se encontrem diariamente; onde dialoguem; onde troquem informação; um espaço onde o treinador mais responsável possa acompanhar o trabalho da formação; onde se definam modelos comuns de trabalho.
Foi isso que aconteceu na Académica de Coimbra durante 5 anos e é essa a chave do sucesso.
Que mensagem gostaria de deixar para os viseenses que continuam a acompanhar o crescimento deste jovem clube?
O futsal é hoje a mais importante modalidade de pavilhão. A vontade dos dirigentes do Viseu Futsal é grande, bem como a sua persistência. Aos viseenses peço que apoiem esta jovem equipa; que a ajudem a crescer para patamares diferentes. Se a equipa crescer, subindo de divisão, dentro de alguns anos poderemos ter em Viseu as grandes competições do futsal nacional, regressando a Viseu grandes nomes, como Sporting e Benfica, algo arredados destas paragens nos últimos anos.

Professor Francisco Baptista
Idade
45 anos
Profissão Professor do Ensino Superior e Director de Instituição Privada do Ensino profissional
Formação Académica Doutorando em Ciências da Educação – Mestre em Gestão do desporto – Pós-graduado em Treino desportivo e licenciado em educação física
Formação como Treinador Nível IV (UEFA PRO)

Livro preferido Manual dos Guerreiros da Luz – Paulo Coelho
Cantor(a) preferido Muitos
Prato preferido Picanha
Viagem de sonho Austrália (já realizada, mas não me importava de lá voltar)
Passatempos Ler
Carro de sonho não tenho, chega o que possuo

Melhor futsalista português da actualidade Ricardinho
Melhor futsalista do mundo da actualidade Falcão
Melhor equipa portuguesa Os jogadores do Benfica com o treinador do Sporting
Melhor selecção Espanha
Melhor treinador de sempre Orlando Duarte (com as condições que tem faz milagres)

Desejo para 2007 Saúde e Paz para todos! Que sejam muito felizes! Mesmo os que fazem o favor de não gostar de mim…

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom