quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Jovem jogador suspenso por 4 jogos

O Viseu Futsal 2001 vem manifestar total desagrado pela inédita decisão adoptada pelo árbitro Luís Caiado no jogo de futsal em que intervinham as equipas do Gumirães e do Sporting de Viseu (Campeonato Distrital de Seniores da AF Viseu).

Em várias décadas de actividade desportiva desenvolvida pelos membros da nossa Direcção não há memória de um árbitro transcrever no seu relatório de jogo um episódio análogo ao vivido em tal dia. Efectivamente, no jogo em questão o árbitro referenciado, como infelizmente já é hábito, estava a ser contestado por dezenas de pessoas. O árbitro mencionado decidiu escrever no relatório (o qual ainda não nos foi facultado) algo a respeito do nosso atleta Carlos Duarte originando a aplicação de um castigo de quatro jogos.

Não vamos discutir a legalidade deste procedimento, se o atleta fez ou não algo que viole os regulamentos, mas há um aspecto inquestionável: o nosso jogador deveria ser identificado pelos órgãos de polícia presentes. Este comportamento só pode estar relacionado com um episódio vivido num jogo recente de Juniores do Viseu Futsal apitado por Luís Caiado em que, perante mais um mau trabalho realizado por este, o atleta Carlos Duarte se recusou a cumprimentá-lo.

O Viseu Futsal não põe em questão a integridade de tal árbitro, mas entende que esta situação deve ser denunciada. Não é a primeira, nem segunda vez, que tal árbitro presta um mau serviço à arbitragem. Com efeito o árbitro em questão, filho do Presidente do Conselho de Arbitragem João Caiado, já foi alvo de várias agressões perpetradas por jogadores e adeptos de equipas que foram prejudicadas pelo mau trabalho realizado, não só na modalidade de futsal mas também em futebol de onze. É curioso como é que mediante tamanha contestação o árbitro aludido foi considerado o melhor de futebol de onze na época transacta. (É inacreditável o prejuízo causado ao nosso atleta e ao nosso clube quando dezenas de pessoas apuparam o árbitro em questão – Qual a conclusão que podemos retirar do comportamento deste árbitro que apenas viu e identificou, por conhecer pessoalmente, uma pessoa em dezenas ?

O Viseu Futsal já solicitou ao Presidente do Conselho de Arbitragem, pai do árbitro em questão, que não nomeie o filho para arbitrar jogos do nosso clube até ao fim da época. Os nossos Juniores estão em primeiro lugar sem ter perdido qualquer ponto. A equipa de iniciados também está a lutar pelo título distrital. Assim, o Viseu Futsal recusa-se a aceitar a nomeação deste árbitro, visto que, como é perfeitamente natural os ânimos dos nossos jogadores encontram-se bastante alterados – o Carlos Duarte é um jogador conhecido e querido por toda a família do Viseu Futsal, encontrando-se devastado.

Vamos aguardar as nomeações e esperar que o Presidente João Caiado não nomeie o árbitro Luís Caiado para os jogos decisivos realizar contra o ABC de Nelas nos escalões de Iniciados e em Juniores.

3 comentários:

Anónimo disse...

é verdade o rapaz lá em cima a 20 metros e o caiado em vez de apitar o jogo anda a ver se alguém diz qq coisa. como é q n expulsou as pessoas todas q o insultaram. será que nos querem tramar? isto só visto...

Anónimo disse...

voçes têm uma piada...
so visto... a figura que um jogador que representa um clube faz...depois pedem a proibiçao de um arbitro para e só um unico jogo ,esse contra o abc. quando este(arbitro) tb foi bastante maltratado pelas gentes de nelas.
esta-vos a chegar o medo...por trás...

Anónimo disse...

Aos "falsos" dirigentes do Gumirães que não acredito que escrevessem estes comentários de um seu conterrâneo, apenas posso dizer que enquanto árbitros disfarçam muito mal. Não tenham medo e assumam-se. Querem fazer a defesa do vosso colega estão no vosso direito, mas não se façam passar por dirigentes de outros clubes, aí apenas estão a menosprezar a vossa classe e a dar provas de falta de coragem e espinha dorsal.
Não posso dizer que concordo com o castigo, que acho exagerado para um jovem de 18 anos, principalmente porque estive a ver o jogo e nada de especial se passou. Agora será que os atletas mais conhecidos estão mais vulneráveis aserem castigados na bancada? Parece que sim, uma vez que não houve qualquer identificação por parte da polícia, como deveria ter acontecido. Esse senhor Caiado tem as costas demasiado quentes, o pai é o presidente do conselho de arbitragem, os relatórios dos observadores estão à partida condicionados nas notas que atribuem a este "projecto de árbitro".
Concordo com a exposição do Viseu Futsal e espero que mais clubes sigam este exemplo. Os blogs são excelentes instrumentos de democracia, todos nós nos podemos fazer ouvir neste espaço. Acredito que o clube possa sofrer algumas represálias de aqui em diante e acredito que eles também sabem disso, por isso pediram que este árbitro não voltasse a ser nomeado para os jogos do Viseu Futsal. É preciso respeitar para ser respeitado e este projecto de árbitro não respeita ninguém dentro de campo.