domingo, março 29, 2009

Empate com sabor a derrota

BOAVISTA - VISEU FUTSAL 2001 (7 - 7)

Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Série Norte - 22ª Jornada
Pavilhão do GD do Viso - Porto
Sábado, 28 de Março - 16h00
Assistência: cerca de 100 espectadores

BOAVISTA FC - João Salgado, Azevedo, Rogério Geitoeira, Preto e Fábio
Jogaram ainda: Tonante, Chico e Nuno Lemos
Não utilizados: Jota, Marco e Teixeira
Treinador: Alberto Melo

VISEU FUTSAL 2001 - Diogo, Borys, Carlinhos, Romário e Robson
Jogaram ainda - David, Careca, Vitinho
Não utilizados: Edu, Sequeira e Rike
Treinador: Augusto Assunção
Treinadores Adjuntos: Ricardo Matos e David Sousa

Equipa de Arbitragem: José Paulo Orfão e Mário Silva (AF Viana do Castelo)

Resultado ao intervalo: 4 - 0
Resultado final: 7 - 7

MARCADORES: Preto (7' e 35'), Rogério (16', 17' e 19'), Fábio (21') e Chico (40') pelo Boavista; Vitinho (21' e 22'), Carlinhos (26'), Robson (29', e 39') e Romário (30' e 33') pelo Viseu Futsal 2001

CARTÕES: Tonante (18'), Fábio (19'), Azevedo (38') e João Salgado (32' e 38'); Borys (3'), Careca (10'), David (18'), Vitinho (29'), Rike (39') e Diogo (19' e 35')

Num jogo entre duas equipas que têm vindo a fazer um campeonato tranquilo e com os seus objectivos praticamente assegurados, a equipa do Viseu Futsal voltou a mostrar valor e talento para estar alguns lugares mais acima na tabela classificativa.
O Viseu Futsal entrou bem no jogo, adoptando uma atitude mais dominadora frente a um Boavista a defender muito recuado e tentando aproveitar o contra-ataque para surpreender a equipa de Viseu.

O Viseu Futsal dominava o jogo mas não criava muitas oportunidades de golo e o Boavista explorava as rápidas transições ofensivas de Rogério Geitoeira e a colocação da bola no pivot Preto que frequentemente procurava os lances individuais para finalizar.
Aos 7' e num lance de bola parada, e com alguma sorte no remate de Fábio, Preto aparece oportuno dentro da área e finaliza de cabeça fazendo o 1 a 0.
O Boavista continuava muito fechado e João Salgado ia anulando as intenções dos viseenses em chegar ao empate. O Viseu Futsal ia acumulando faltas e aos 16' faz a sua 6ª falta que dá origem a um livre de 10 metros que Rogério converte fazendo o 2 - 0.
Na resposta dá-se um dos casos do jogo. Diogo, da sua área, tenta colocar a bola em Romário, colocado na área contrária, João Salgado salta nas costas do atleta viseense em direcção à bola, mas num erro de avaliação da trajectória da bola esta passa-lhe por cima e entra na sua baliza. O guarda-redes do Boavista fica desolado com o erro e deita as mãos à cabeça, mas o 1º árbitro resolve anular o golo e marcar nova falta contra o Viseu Futsal, perante a estupefacção de todos os presentes no pavilhão, inclusive os atletas do Boavista. Num lance que originaria o 2 - 1, resultou no 3 a 0 para o Boavista, por intermédio de Rogério.
Os erros do 1º árbitro continuavam a suceder, invariavelmente contra o Viseu Futsal, e aos 19' novo livre de 10 metros é assinalado, dando oportunidade para Rogério fazer o seu hattrick e elevar para 4 - 0, com que terminava a 1ª parte.

A desmotivação dos atletas do Viseu Futsal estava patente nas suas expressões ao sairem para o balneário. Mas ao sairem para a 2ª parte a equipa estava unida e decidida em fazer o seu jogo e mostrar o seu valor, apesar de conscientes das dificuldades que o 4 - 0 trazia.
Logo aos 21' Vitinho, uns dos mais inconformados e tendo realizado a sua melhor exibição deste campeonato, reduzia para 4 - 1 aproveitando uma reposição lateral efectuada por Romário.
Na resposta o Boavista ainda faz o 5 a 1 por Fábio, com muitas culpas defensivas. Mas este golo não abateu as ilusões dos comandados de Augusto Assunção e Vitinho numa bomba faz o 5 - 2 aos 22', para aos 24' falhar escandalosamente o 5 - 3 de baliza aberta, deixando antecipar pela rápida intervenção do João Salgado.
Aos 26' Carlinhos faz o 5 - 3 e a esperança dos viseenses renascia. Aos 29' Robson fazia o 5 - 4 e Romário concluia uma brilhante jogada de Carlinhos e empatava a partida ao minuto 30.
O Boavista não conseguia jogar, tal era a pressão exercida pelo Viseu Futsal, e o impossível chegava aos 33', com Romário a marcar novamente e completar a reviravolta no marcador fazendo o 5 - 6.
O jogo estava emotivo, apesar do domínio absoluto da equipa de Viseu, mas aos 35' o 1º árbitro expulsa o guarda-redes Diogo por acumulação de amarelos, numa situação que deixou muitas dúvidas no pavilhão. David entrou, mas o Viseu Futsal ficou com menos um elemento em campo e aos 36' Preto igualava de novo a partida num gesto técnico brilhante.
Aos 38' João Salgado via o 2º cartão amarelo e o Boavista ficava reduzido a 4 elementos. O Viseu Futsal aproveitou e Robson fez o 6 - 7 a 1 minuto do final do jogo.
Mas a injustiça chegava a 20 segundos do fim, com Chico, também a jogar como 5º elemento, finalizava na cara de David e fazia o 7 - 7, resultado final.

Os jogadores do Viseu Futsal sairam do campo frustrados pelo resultado, mas com a certeza que tudo fizeram para levar os 3 pontos para Viseu, tendo mostrado uma grande união e um coração enorme, que lhes deu a força necessária para acreditar na reviravolta do marcador depois de um resultado muito desfavorável na 1ª parte.

A equipa de arbitragem cometeu muitos erros, demosntrando alguma intranquilidade, num jogo em que ambas as equipas já nada tinham a ganhar ou a perder do ponto de vista dos objectivos da época.

No próximo domingo o Viseu Futsal recebe a equipa do Junqueira, pelas 17h30, no Pavilhão do Inatel de Viseu.
22ª Jornada
Boticas 9-4 Nogueirense
Braga 5-1 Monte Pedras
Boavista 7-7 Viseu Futsal 2001
Junqueira 5-3 Gafanha
UTAD 5-4 Gondomar
Amanhã Criança 2-4 Póvoa Futsal
Nogueiró 2-3 Rio Ave
Classificação
1º UTAD 22 jogos - 59 Pontos
2º Boticas 22 jogos - 57 Pontos
3º Braga 22 jogos - 43 Pontos
4º Póvoa Futsal 22 jogos - 41 Pontos
5º Rio Ave 22 jogos - 34 Pontos
6º Nogueirense 22 jogos - 33 Pontos
7º Viseu Futsal 2001 22 jogos - 32 Pontos
8º Boavista 22 jogos - 31 Pontos
9º Nogueiró 22 jogos - 23 Pontos
10º Junqueira 22 jogos - 23 Pontos
11º Amanhã Criança 22 jogos - 22 Pontos
12º Monte Pedras 22 jogos - 20 Pontos
13º Gafanha 22 jogos - 18 Pontos
14º Gondomar 22 jogos - 1 Pontos
23ª Jornada
Rio Ave - Boticas
Nogueirense - Braga
Monte Pedras - Boavista
Viseu Futsal 2001 - Junqueira
Gafanha - UTAD
Gondomar - Amanhã Criança
Póvoa Futsal - Nogueiró

1 comentário:

Duarte disse...

Realmente, foi pena a equipa da casa não ter iniciado o encontro com a garra e determinação com que entrou para a 2.ª parte. Agora não percebo as atitudes dos árbitros que têm apitado nos jogos do Viseu!Têm alguma coisa contra a equipa ou a cidade?! Ou são meros incompetentes, incapazes de arbitrar, sequer, um jogo da "liga dos últimos"?